Entrar na Fábrica

Esqueceu a Senha?


Ainda não possui cadastro? Registre-se agora!

Sou Compositor   Sou Intérprete

x
#

Um dos maiores nomes do mercado fonográfico fala à Fábrica de Sucessos

"A plataforma Fábrica de Sucessos dará uma luz e vai ampliar a capacidade de compositores que não têm espaço para divulgar suas obras". Wagner Mendes


A música faz parte da vida e carreira de Wagner Mendes há 29 anos. Ele, que nasceu em Guarulhos, São Paulo, começou a trabalhar quando adolescente como estagiário em uma rádio local. Mas não pense que foi fácil. Empresário, Wagner não teve o apoio da família e enfrentou muitos desafios para chegar aonde chegou. 'Sei que trabalhei muito, deixei de curtir muitas férias, porque tinha o objetivo de ser grande. Tinha a motivação de vencer profissionalmente e o amor pela música e o rádio', disse Wagner. 

Ao todo, Wagner trabalhou em cinco emissoras, todas atingindo o primeiro lugar e garantindo o sucesso com seus ouvintes, sendo uma delas fora do Brasil. Mas ele não parou por aí e abriu, durante os anos 90, uma agência para cuidar da carreira de diversos artistas. 'Tudo que fiz foi por muito amor. Sou muito intenso e com o talento de uma dupla que trabalhei, unindo a força com o talento que creio possuir, colocamos essa dupla entre as três mais importantes do país. Hoje, depois de tantos anos, sou muito feliz por tudo que vivi e tenho a convicção que viveria tudo de novo', explica.

Vindo para o presente, Wagner explica que o atual mercado fonográfico continua como sempre foi: muito competitivo. 'Claro que hoje existem alguns artistas que fazem sucesso que o mercado fica horrorizado e sem entender o motivo', completa. 

E o empresário coloca a 'culpa' dessa competição estar cada vez mais acirrada na internet, já que hoje muita gente não vive sem e os artistas aproveitam para mostrar seu trabalho e ter um feedback ainda mais rápido dos fãs. 'Essa ferramenta democratizou muitos segmentos que não tinham espaço no rádio e na TV. Hoje vemos o sucesso de muitos comediantes em seus canais exclusivos no Youtube, artistas e duplas com milhares de seguidores que por serem bonitos, nem precisa cantar bem e fazem sucesso, mas vale lembrar que fazer sucesso é muito difícil e manter é muito mais. Mas também existem muitos artistas com muita competência, com muita qualidade, cantando muito bem e com um repertório impecável. É o caso do Henrique e Juliano, Jorge e Matheus e outros.'. 

O empresário ainda completa: 'Com o enfraquecimento das gravadoras, situação eminente em função de tanta pirataria que sofremos e também pela facilidade de se ouvir a música pela internet, os escritórios tiveram que tomar a frente e cuidar também da estratégia e carreira dos artistas. Com isso melhoraram suas estruturas e produções. Apenas acrescento que produção é dinheiro, talento não. E a produção nunca irá superar o talento. Ônibus, carreta e cenários não fazem sucesso'.

Apesar da concorrência, do quanto o mercado pede para que os artistas mostrem seus trabalhos e alcancem o sucesso, Wagner dá a dica para quem está começando: 'Nunca canse de buscar o seu sonho. Apenas se prepare muito, afinal, estamos em um mercado muito disputado. Não tem espaço para quem é mais ou menos. Ou você tem competência ou morre na praia. O artista tem que se dedicar muito para ser o melhor, para fazer tudo com excelência e tem que deixar a carreira e a estratégia na mão de quem é competente no mercado. Afinal, o artista tem que estar focado e compor, cantar e se aperfeiçoar pessoalmente e profissionalmente. Se tiver que pensar como tem que conduzir a própria carreira, ele estará perdendo seu foco principal'.

Para Wagner a existência da plataforma digital Fábrica de Sucesso só tem o que acrescentar no mercado fonográfico e de forma muito positiva: 'Há muitos talentos espalhados por todo o Brasil. A Fábrica de Sucessos dará uma luz e vai ampliar a capacidade desses talentos que hoje não têm espaço para divulgar suas obras. Além de organizar de forma eficaz e inteligente o mercado, a plataforma vai também facilitar o dia a dia dos grandes intérpretes, já que o sucesso do artista depende muito das músicas escolhidas e gravadas em seu CD'.


CT 12/1/2014 10:44:00 AM